quinta-feira, 29 de abril de 2010

Cildo Meireles

Nascido, no Rio de Janeiro em 1948, Cildo Meireles

passou a dedicar-se ao desenho por influencia do pintor peruano Felix Alejandro Barrenechea com tem teve contato em Brasilia. Chegou a se preparar para ingressar na curso de arquitetura na UNB em 1966, mas foi convidado pelo Museu de Arte Moderna da Bahia para expor seus desenhos no mesmo ano.
Nos Anos 70, marcados pro censura pela promulgação do AI-5, Cildo se destacou por uma série de propostas políticas e socialmente críticas, como por exemplo, seu trabalho em carimbo em notas de um cruzeiro:"Quem matou Herzog?".
Via a arte como meio de democratização da informaçào e da sociedade, por isso costumava gravar em seus trabalhos do periodo "a reprodução dessa peça é livre e aberta a toda e qualquer pessoa" criticando o direito privado , o mercado e a elitização da arte.
É tambem da mesma época o projeto "Inserções em circuitos ideológicos" oque consistia em gravar nas garrafas retornáveis de coca-cola informações, opiniões críticas, a fim de devolve-las a circulação.
Cildo segue com sua produção conceitual empregando multiplas linguagens e suportes. A foto acima representa parte da Instalação "Desvio para o vermelho I: Impregnação II:EntornoIII:Desvio" originalmente concebida em 1967 mas montada em diferentes versões desde 1984.

Nenhum comentário:

Postar um comentário